quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Quincas Borba

Estou lendo Quincas Borba, de Machado de Assis. Há muito que tenho este livro e estou para lê-lo, resolvi iniciar de uma vez. Após ter lido os primeiros 50 capítulos, tive uma sensação estranha. Será que o tão famoso "divisor de águas" que é Machado de Assis não se desvencilhou totalmente do Romantismo? Ao ver Rubião todo idiota pra cima de Sofia, combinando de olhar para a lua num momento único, momento em que "suas almas estariam ligadas" (blagh), tive a sensação de que ele, embora todo crítico em relação a isso, ainda tenha um pezinho nesse período. Espero que ele justifique no decorrer do livro essa bobagem...
E em relação ao próprio Rubião, o cara tem medo de Quincas Borba (falecido) estar no cão, cujo o nome é o mesmo do antigo dono (Quincas Borba). Quanta culpa carrega o menino Rubião, né?
Ao longo da leitura irei colocando mais informações e impressões.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário